As Contas Extendidas

A classificação padrão da Receita Federal para os lançamentos no Livro Caixa Digital do Produtor Rural são restritas a poucos ítens. Desta forma, a utilização dos lançamentos como base para a geração de informações gerenciais como o movimento de vendas mensais por produto e o detalhamento da natureza das despesas com custeio fica bastante prejudicado.

A geração de relatórios gerenciais que possibilitem ao produtor acompanhar os valores de suas vendas e suas compras de forma adequadamente classificada é fundamental na gestão de qualquer propriedade agrícola. É muito importante que se possa ter de forma ágil acesso aos valores movimentados mes a mes em ítens como vendas por produto ( soja, milho, gado, etc conforme a propriedade ) gastos com máquinas ( combustíveis, peças, mão de obra, etc ), despesas com insumos ( sementes, herbicidas, fungicidas, etc ) e assim por diante.

Muitas vezes o produtor procura obter estas informações junto a seu contador e estes, cada vez mais tem procurado agregar valor aos seus serviços, levando aos produtores informações gerenciais mas mais diversas naturezas.

Para resolver esta questão possibilitando que o FarmPlus - LCDPR possa ser usado também como uma ferramenta de geração de resultados gerenciais, o mesmo possibilita a criação de contas adicionais pelo contador ou produtor, de forma a possibilitar a classificação detalhada dos lançamentos e mantendo a compatibilidade com os padrões da Receita Federal.

Com a utilização das contas extendidas, contadores e produtores podem utilizar o FarmPlus - LCDPR de forma muito mais abrangente que apenas como uma ferramenta de geração de informações para a Receita Federal.

É possível não somente definir contas livremente mas também definir dentro de cada propriedade rural centros de custos de forma a que ao fazer um lançamento no livro caixa tenhamos além da classificação detalhada da natureza da receita ou despesa, também o centro de custos ( agricultura, pecuária, administração, etc ) onde a mesma ocorreu.

As contas extendidas estarão sempre em níveis subordinados aos tipos de lançamentos definidos pela Receita Federal no layout padrão do Livro Caixa Digital do Produtor Rural. Desta forma, além de podermos gerar corretamente o LCDPR, podemos ter no FarmPlus - LCDPR uma ferramenta de apoio importante a gestão da propriedade rural.